sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Todos os tons de rosa

O mês de outubro agora é rosa. Não entendeu? Outubro Rosa é um movimento que nasceu nos Estados Unidos e que hoje já tem abrangência mundial. Você já deve ter visto algum monumento ou referências a este movimento na sua cidade ou em pontos turísticos brasileiros. O objetivo é chamar a atenção para o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.
E nós mulheres (e homens que nos amam ou se importam) devemos nos preocupar sim. Dados mostram que são descobertos em média 30 mil novos casos de câncer de mama no Brasil por ano, 82 por dia, mais de três por hora. Nos últimos 20 anos, o número de casos da doença cresceu 68%. Morrem no Brasil cerca de sete mil mulheres por ano vítimas do câncer de mama, isso dá quase uma morte por hora. É o tipo de câncer que mais mata mulheres. Além disso, afeta a auto-imagem,  muitas temem perder o seio. Para alguns parece mesquinho falar assim. Mas para uma mulher é complicado perceber que um dos símbolos da feminidade está ameaçada. Junto com o câncer vem os questionamentos: será que vou perder o seio? Vou ficar deformada? Meu marido vai me abandonar?
Na maioria dos casos o câncer de mama é curável se detectado no estágio inicial, mas infelizmente a maioria acaba descobrindo quando o tumor já esta com mais de 5 centímetros.
Já percebeu como a descoberta precoce é importante? A forma mais eficaz é a mamografia, que deve ser feita regularmente se você tem mais de 40 anos (antes disso casos são raros). Aliás é garantido por lei que o SUS ofereça anualmente o exame para quem tem mais de 40 anos. O auto-exame é outra forma de detectar e você pode fazer em casa . Apesar que quando consegue-se sentir um nodulo geralmente ele já passou no estágio inicial, mas se conhecer é uma maneira de saber se tem algo errado. E não custa nada.
No ano passado passei por um susto. Eu  ainda estou longe da idade de incidência de câncer de mama, mas durante uma visita a ginecologista ela sentiu um caroço no meu seio e pediu um exame de ultra-som. Ainda bem que não era nada, Ufa!
Então meninas não vacilem. Bom final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário