terça-feira, 26 de outubro de 2010

O erro dos outros



Já dizia aquele pagodinho "Todo mundo erra...Todo mundo vai errar" e sempre, desde que o mundo é mundo, as pessoas erram e vão continuar errando. Mas com a internet o erro alheio tomou proporções mundiais e dependendo da situação sem data de validade, mesmo com as devidas correções. Isso se aplica a vários erros mas hoje esse post é sobre um bem específico: o erro de português.
O português, nossa língua oficial, aquela que aprendemos desde bebês, aquela que mesmo depois de adultos não aprendemos direito. São tantas regras e coisa e tal que vire e mexe, pimba, você escreveu algo errado. E os erros são bem democráticos: tem erro de grafia, erro de conjugação, erro de não sei o que vem antes de p e b. Além disso atingem todas as classes, já vi pessoas formadas e formadoras de opinião escrevendo errado. Já vi jornais, revistas e etc com erros. E como todo mundo erra sempre vai ter alguém para corrigir. Até porque correção é uma coisa muito boa MAS, (muita atenção para esse mas) correção não é esculhambação. Corrija não humilhe. Não chame ninguém de burro ou ignorante (até porque todo mundo é ignorante em algum assunto). Você não sabe qual instrução a pessoa teve e ao menos que você seja um imortal, ou alguma coisa do tipo, possivelmente irá cometer um erro de português. Seja educado ao corrigir, mostre elegância digna das pessoas cultas.
Agora o outro lado da moeda, a pessoa que foi corrigida.  É difícil ser corrigido, mas se a correção foi feita de forma educada lembre-se que isso foi para bem. Não seja orgulhoso em não aceitar a informação nova, até porque amanhã você pode ser corrigido por alguém bem menos cortês.
Será que tem algum erro nesse post? Ixi!!

2 comentários:

  1. Atire a primeira pedra aquele que não erra! Mas sabe, acho que devíamos ter um botãozinho de alerta para quando cometemos um erro grosseiro ele fizesse um escândalo..."Bip Bip, presta atenção, cabeçudo!!" Mas acho ainda que logo teremos isso acoplado no cerébro e quem vai patentear a idéia é o Google.

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente não dúvido que o Google invente isso... Obrigada pelo comentário...

    ResponderExcluir