sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Quando um homem usa vestidos.


Tira "Muriel" do Laerte. Mais tirinhas no http://murieltotal.zip.net/
  
 "Ai, se mamãe me pega agora
De anágua e de combinação
Será que ela me leva embora
Ou não"
    Trecho da música "Ai se eles me pegam agora" de Chico Buarque

 
Hoje ver homens que se transvestem de mulheres não é uma cena tão incomum. Dependendo do lugar que você more talvez cruze com eles todos os dias.Geralmente colocamos todos no mesmo balaio e os intitulamos de travestis. Mas é errôneo essa generalização. Cada um tem uma motivação diferente. Podemos devidi-los em três tipos: travestis, transsexuais e crossdresser. Eu sinceramente não sou estudiosa no assunto e não sei bem o que enquadra cada qual em uma categoria mas hoje nesse post vou falar do terceiro: crossdresser.
Esse termo não é novo (até li uma matéria da Época que tratava do assunto) mas desde que o cartunista Laerte se assumiu como crossdresser, esse mundo um tanto diferente ganhou destaque na mídia.
Mas afinal, o que é um  crossdresser? Segundo o site da Brazilian Crossdressers Club o crossdresser é: "um indivíduo que sendo de um sexo, veste-se e age como os do sexo oposto. A diferença é que o CD, não assume publicamente uma identidade social feminina. Portanto, geralmente não faz uso de hormônios e não faz cirurgias corretivas em seu corpo, pois em sua rotina diária, tem uma vida social masculina. É possível até que use hormônios ou tenha se submetido a pequenas cirurgias, mas até o limite em que sua identidade social e seu aspecto geral não sejam afetados". Ou seja, é um homem que gosta se se vestir de mulher mas isso não significa que ele abandone a sua identidade masculina. Eles transitam pelos dois universos: o masculino e o feminino.Um crossdresser não é necessariamente um homosexual. Tanto que alguns são casados com mulheres. Além disso apresentam desde cedo tendência a vestir roupas da mãe, irmãs, etc. Mas calma lá, não é porque seu filho acha engraçado andar com os sapatos de salto que ele se vestirá de mulher quando adulto. A motivação dos CDs vai além da simples curiosidade infantil. 
Eu não sei exatamente o que sente um CD, aliás acho que só quem é sabe o que passa na sua cabeça e nos seus sentimentos. Eu sou uma pessoa que me considero sem muitos preconceitos e por esse motivo acho que em nada mudará o seu caráter a roupa que ele usa. Acho que as únicas pessoas que eles devem uma "satisfação" seria filhos e cônjuges. Imagino que não seja fácil para ninguém que esteja envolvido. 
Em relação a sociedade, acho que ela não deveria se meter, afinal se tem alguém que se prejudica é só  a própria pessoa que corre o risco de ser humilhada por preconceituosos e homofóbicos de plantão.
E só para terminar, admiro o Laerte que por ser uma pessoa pública, mostrou a cara maquiada e assumiu a bronca em um universo dos quadrinhos dominado por homens. Espero que ele assim como todos os outros Cds possam ser felizes da maneira que escolherem. 

2 comentários:

  1. sou CD adoro como sou, tenho em meu closed anáguas e combinações de renda acho o máximo vesti-las com sais, vestidos etc pena que existe muito preconceito contra nós mas a você que mostrou não ter preconceito meus parabens,quanto ao que sente uma CD , é um desejo incontrolável , como se fosse um vicio passar momentos como mulher, mas é uma delícia, bjs Carla Regina

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário e por dividir conosco o que você sente.

    ResponderExcluir