segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O consumo da felicidade

Foto: epSos.de
 "Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade." (Mário Quintana)


Li um post no "Farinha de Mandioca" sobre a ditadura da felicidade, como a sociedade impõe que você seja feliz. Resolvi escrever um post sobre isso também. 
Na sociedade em que vivemos a felicidade é vendida como um item de consumo. Ela estampa jornais e revistas geralmente acompanhada da tríade: dinheiro, beleza e amor (ou pelo menos algo que se pareça com amor). E você só será feliz se tiver as três. É vendido que felicidade é andar com marcas caras, andar em carros potentes e fazer viagens exóticas. Ser loira, peituda e sarada. Ser desejada e cobiçada, não só por um homem, mas por todos que você conseguir. Mas será que isso é felicidade? Ao meu ver, não. Primeiro que eu não acredito em felicidade plena. Acho que a felicidade é tomada em doses. O que faz uma pessoa feliz é a quantidade de doses que ela toma por dia, mas a composição de cada dose é cada um que sabe. O que me faz feliz pode não fazer o meu vizinho. A felicidade, como disse Mário Quintana, é simples, e não só, ela é singela e está em todo o lugar.
Em relação ao "consumo da felicidade" a maioria das coisas que nos vendem como fórmulas ou atalhos são na verdade formas publicitarias de vender um produto. Se essa tríade realmente fosse solução para a tristeza os artistas seriam as pessoas mais sorridentes do mundo e não é isso que vemos. O dinheiro por si só em nada acrescenta, ok, ele ajuda (e muito), mas de que adianta usar marcas caras se sua alma vale menos que uma itubaina quente; andar de carros potentes se seus amigos adoram ver você sair com ele, porque desta forma significa que vocês está bem longe; fazer viagens exóticas se não ter um lar para voltar e pessoas que te espera.
Eu acho que a felicidade não se compra, cada um tem que descobrir aquilo que te faz mostrar os dentes. Mas não acreditem em fórmulas ou receitinhas. Isso geralmente não é padrão. Não acredite na TV, porque no fundo ela só quer o seu dinheiro. Não acredite nos infelizes porque estes geralmente acham a felicidade utópica demais. Acredite no seu coração. Se o que te faz feliz é escutar a Gretchen e dançar "Conga, conga, conga" vai lá e se joga.
Ah, mais uma coisa, não seja egoísta e faça alguém feliz também. Contribua para a felicidade dela e quem sabe um dia ela não faça o mesmo por você. 
Boa semana!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário